Tendências do Varejo em 2019

06 FEV 2019
06 FEV. 2019 / por Artprojeto

Inovação. É assim que o varejo tende a se comportar neste ano de 2019.

Sabe-se que o mercado varejista está sempre em constante mutação e as empresas precisam acompanhá-las evoluindo em seus projetos, não só focando em seus consumidores, mas também em seus funcionários.

Com relação ao consumidor, o que se espera são ações que agreguem à jornada dele, ou seja, que promovam uma experiência envolvedora com a marca. Essa vivência causa o que toda empresa espera: fidelização, que vem sempre atrelada à uma causa (uma ação, por exemplo) e não apenas à marca em si. Ninguém simpatiza com uma empresa apenas por simpatizar, mas sim ao que ela oferece para seus clientes e como se porta diante deles.

 

 

A Macy’s, loja de departamento americana, vem focando na relevância de promover experiências aos seus consumidores e quais ferramentas pode utilizar. Uma delas é a startup “Test And Learn” (“Testar e Aprender”), que nada mais é que a criação de um storytelling, buscando construir a origem de um novo repertório, criando conteúdos e repassando a mensagem para seus colaboradores a fim de envolver seus clientes por completo, afinal, uma experiência só é concretizada quando eles se permitem vivê-la.

Desânimo? Nem pensar

Já para os funcionários, o esperado é aumentar cada vez mais o desejo de fazer o melhor pela empresa em que trabalham e, mais do que nunca, entender e acreditar sobre o produto que estão comercializando.

Para isso, é preciso valorizar o potencial do corporativo, oferecendo cursos, capacitação, planos de carreira, possibilidades de crescimento e até mesmo fazer um levantamento da distância entre a empresa e moradia dos funcionários. Quanto maior a distância, mais desanimado eles podem chegar ao trabalho, comprometendo seu próprio rendimento.

Além disso, outro passo para a inovação é a diversidade. Porém, quando tocamos nesse assunto, não estamos falando só de diversidade de pessoas dentro de uma empresa, mas também a de ações. Hoje em dia, existem muitas companhias que já oferecem palestras entre outras atividades extras para seus funcionários, mas ainda é bem incomum.

A inovação de um nicho se dá quando todo o mercado se adequa à inovação. O lucro nunca vai deixar de ser um objetivo, mas o caminho até lá é o que fará toda a diferença no storytelling da sua empresa e no relacionamento com seus consumidores. Reinvente-se!  

R. Marcos Arruda, 493 - Catumbi - São Paulo
CEP: 03020-000
(11) 2915-8547
contato@artprojeto.net
Atendemos todo território nacional Facebook Instagram
WhatsApp